Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

8 de Janeiro - Dia do Fotógrafo


Hoje é o Dia Nacional do Fotógrafo! (o Dia Mundial da Fotografia é dia 19 de Agosto, se você quer saber por que no Brasil nós comemoramos em janeiro, leia uma das versões aqui.)

Eu não sou fotógrafa profissional, embora adore dizer nas redes sociais, quando os amigos postam alguma foto que fui eu quem tirei. Entendo que fotógrafo é uma profissão que requer dedicação, conhecimento, experiência... Mas, assim como todas as outras expressões artísticas, a paixão é um elemento fundamental nisso tudo. 

E, pela fotografia, tenho paixão. Adoro fotografar sem compromisso, adoro admirar fotografias tiradas por outras pessoas, adoro ver retratos do passado... E o que eu não entendo são fotógrafos indignados com a popularização da fotografia, eu acho ótimo! Quanto mais gente sensibilizando o olhar para tirar fotos, melhor, mais democrático, mais diverso, mais completo. 

Sobre isso, Leo Neves fala muito bem. Diz ele que "gostaria que todo mundo pudesse ter a oportunidade de se achar fotógrafo". Eu também, Leo, eu também. Então, FELIZ DIA DO FOTÓGRAFO PARA TODOS, inclusive os que se acham fotógrafos como eu, seja usando DSRL, semi-profissional, compacta, analógica, instantânea, celular, pinhole, ou qualquer outra coisa.

Leia o texto completo: "Qualquer um compra uma câmera e se acha fotógrafo. Que bom! Recomendo", por Leo Naves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário