Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Como eu irei organizar meu tempo em 2013

Se existe uma coisa que ficou bem clara em 2012 foi a minha dificuldade em organizar meu tempo para ser produtiva. Isso se refletiu na vida acadêmica, no estágio e até aqui no blog. Sou dessas que deixa absolutamente tudo pra última hora e, muitas vezes, acaba não dando tempo de fazer direito.

Eu fiz um grande avanço no planejamento financeiro em 2012. Criei uma planilha no Excel detalhada e com fórmulas para facilitar a minha vida e controlar os gastos. Com isso em mente, no finalzinho do ano passado, comecei a pesquisar alguns métodos e dicas para começar a me organizar o tempo, a partir de janeiro. 

Nessa minha busca, acabei tendo contato com o método GTD (getting things done), do livro de David Allen sobre produtividade pessoal. Se você quiser entender mais sobre o método, esse post explica bem resumidamente. Eu me inspirei nesse método e em dois posts (esse aqui, do blog Morando Sozinha, e esse aqui do blog Vida Organizada) para desenvolver algo pra mim, adaptando às minhas necessidades, que eu irei explicar pra vocês. 

Pra começar, eu defini dois lugares para armazenar as informações e tarefas: uma agenda e um caderno GTD. Utilizo o Google agenda mesmo e lá eu só anoto compromissos com data e horário definidos, como tarefas da faculdade, eventos, reuniões, entre outras coisas. Mas é no caderno que a organização acontece de fato. Eu dividi o meu caderno em 7 partes: 1 caixa de entrada e 6 áreas que tomam tempo e demando realização de tarefas no meu dia a dia. 

Capa do caderno que eu mesma fiz, com imagens de mapas que achei em um Almanaque Abril antigo



A caixa de entrada é o lugar da bagunça dentro da organização, digamos assim. É onde você vai anotando tudo durante ao longo do seu dia, pra ser organizado no devido lugar mais tarde. Eu faço um quadrado com a data e escrevo em listas mesmo, a caneta. Na parte do dia escolhida por você para rever o caderno (no meu caso é a noite, antes de dormir), você analisa o que foi escrito na caixa de entrada e transfere ou para agenda, caso seja um compromisso, ou para alguma das divisórias, caso seja uma tarefa a ser executada.

Divisões que eu fiz, com post-it. Encapei com papel contact antes de colar no caderno, pra não amassar

Exemplo de um dia da caixa de entrada: fui anotando o que recebi de tarefa pra executar ao longo do dia

Minhas divisórias são: acadêmico, estágio, ONU Jr, blog, projetos (a longo/médio prazo, que tenha algum planejamento mas não pode ser realizado agora) e finanças. Em cada repartição, eu vou anotando o que deve ser feito, como uma grande to do list, e faço uma pequena barra à esquerda, pra ir marcando o status da tarefa (realizada, não realizada no prazo, delegada ou em execução, um símbolo pra cada, à lápis).

Divisão do blog: muitas coisas a serem feitas!


























Na primeira página, antes da caixa de entrada, eu coloquei três rotinas, que nada mais são do que uma lista de coisas para fazer ao acordar, antes de dormir e aos finais de semana. Por mais que pareça óbvio, colocar no papel me ajudou bastante. Na divisória do blog, coloquei uma lista de tipos de post que quero fazer por aqui e os dois post que sairão toda semana, imagens da semana e playlist da semana. 

Três rotinas definidas, para facilitar, não que eu não possa fazer nada a mais.


Ao final do caderno, fiz um envelope para colocar pequenos papéis para não serem perdidos. Anotei algumas coisas em partes específicas do caderno, como por exemplo, telefones importante, já que não sei o de ninguém de cor. Aproveitei um mapa da América do Sul que veio no caderno para marcar as capitais que já visitei. 

E aí é isso, agora é dedicar um pouquinho pra terminar de acostumar e conseguir aproveitar melhor o tempo que eu tenho. Se você se interessar mais e quiser saber coisas a mais, é só me procurar. Espero que vocês se sintam inspirados para tentarem se organizar um pouquinho mais também! 

13 comentários:

  1. Muito organizada!! Uma agenda sempre ajuda, tal como eu coloca o blog, a escola e todos os compromissos na mesma agenda! Para ajudar eu também coloco as postagens do blog na agenda, para cada dia!é bom termos tudo organizado(pelo menos para mim, se não tiver uma agenda acho que expludo!)
    Beijo e obrigado pela visita no meu blog! (o seu é muito lindo!)
    http://luanarita.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeeeeeei! Vou ver se faço algo assim, vai me ajudar!

    ResponderExcluir
  3. Sua ideia é incrível. Estava procurando coisas do tipo no Google, e te achei. Pretendo me inspirar na sua ideia!

    maturidadeemconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e espero que você faça mesmo, tem me ajudado muito! E oh, quando fizer, compartilhe comigo. Vai ser muito legal ver (:

      Um beijo!

      Excluir
  4. Conheço o Morando Sozinha e vi o post sobre o Caderninho, mas ainda não consegui fazer. Acho que essa semana ou na próxima eu faço :)

    P.S.: O seu ficou LINDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!
      Faça sim, tem me ajudado muito a n]ao esquecer das coisas e arrumar tempo para fazê-las.
      Vem compartilhar aqui comigo também quando fizer.

      Um beijo!

      Excluir
  5. MENINAAAA kkkkkkk O comentário acima é meu. Estava arrumando algumas coisas no blog do meu namorado e esqueci de fazer login xD
    Enfim, o comentário é meu, certo? :DD
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bonito mesmo!
    Www.blogastres.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa Luísa, engraçado que na semana passada (no dia 07 mais ou menos) eu descobri o "Morando Sozinha" e consequentemente o "Vida Organizada" e resolvi fazer o caderninho também. Quando fui ver o post que a Fran fez (no Morando Sozinha)com os cadernos das leitoras, vi o seu e falei: "Eu conheço essa Luísa" hahaha...
    Que bacana!
    Eu ainda estou tentando me adaptar ao caderno. Eu realmente sou muito desorganizada e isso tem me atrapalhado demais, principalmente na faculdade e quero pôr um fim nisso. Tomara que dê certo!
    E ainda tenho um projeto de tocar pra frente um blog, mas com a minha desorganização, nunca consegui! Espero que agora eu consiga!
    Em fim, sucesso aí com seu caderno e com seu blog!

    Bjs!

    (ps.: seu caderno ficou uma gracinha *---*)

    ResponderExcluir
  8. Oi Luisa, vim aqui conferir o seu blog pois vi no post dos caderninhos da Fran e como eu tb fiz, vim aqui ver o seu e o de cada uma que fez heheheheh, estou amando tbm, minha vida mudou!
    Super beijo, vou te acompanhar aqui no blog...

    www.comprandomeuape.com.br

    ResponderExcluir
  9. ONU Jr.? hahaha que coincidência, também vou participar esse ano!
    O caderno ficou muito fofo, preciso de um pra ontem :/

    :*

    ResponderExcluir