Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vídeo da Semana #3 - Acredite no conhecimento!

Confesso que sou sensível a vídeos motivadores e com aquela mensagem que, no fundo no fundo, é uma grande lição de moral. Não sensível porque amo todos eles, mas, de um jeito ou de outro, sempre acabam me fazendo refletir. Não que seja o caso deste, mas eu sempre penso nisso escolhendo os vídeos pra postar aqui.

Refletir pra mim significa, invariavelmente, pensar no futuro. E, sabe, hoje somos cercados por informações do senso comum que muitos de nós reproduzimos automaticamente. Em algum momento, com sorte, acabamos percebendo que vivemos escorados em várias mentiras que fazemos parecer verdade.

O vídeo "Esqueça o filtro solar e acredite no conhecimento" é velho, é verdade. Mas ainda não tinha assistido! Não gosto da forma que o vídeo coloca ciência e conhecimento como sinônimos. Acreditar na ciência não é necessariamente a mesma coisa que acreditar no conhecimento. Mas, o interessante aqui é ver o que eles chamam de ~conselhos científicos~, que é, na verdade, o conhecimento comum sendo desmentido pela ciência. Vejam só:




Não me entendam mal, não estou inferiorizando o conhecimento comum e exaltando o conhecimento científico. Continuo acreditando em várias coisas que a ciência já desmentiu (jamais comerei manga a noite, por exemplo, minha vó diz que não faz bem) e não sou parte do clube da ciência. 

Acreditar no conhecimento é preciso, mas acreditar na ciência pura, talvez não.

PS: Não preciso dizer que meu preferido é o número 10, DURMA! 

2 comentários: